terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Atividades realizadas na Escola Municipal Weimar Gonçalves Torres - 2017



Dourados, 2017
PIBID: Escola Municipal Weimar Gonçalves Torres

Supervisora: Hozana Caetano
Pibidianas: Giovanna Maciel; Irene de Lima; Jonata Cristina; Janaína Lourenção, Janaína Torres e Virgília Rebouças


PASSEIO NO PARQUE ANTENOR MARTINS E CONFECÇÃO DO BALANGANDAM




OBJETIVO: Proporcionar as crianças  um dia diferente com passeio no parque.

       Fotos: brincadeiras e piquenique no parque.
       Confecção do balangandam: estimular a lateridade, concentração, coordenação motora e a socialização entre os alunos.


SEMANA DA CONCIÊNCIA NEGRA

       Alunos: 1̊ Ano A
       Pibidiana: Jonata Cristina dos Santos
       Professora: Isabel 


       Contação da história “O MENINO NITO” na biblioteca.


       Confecção de um fantoche da Menina do laço de fita.







Atividades de Monitoria, Apoio e Projetos de Ação Pedagógica (PAP’s) nas Escolas Parceiras

Atividades de Monitoria, Apoio e Projetos de Ação Pedagógica (PAP’s) nas Escolas Parceiras - O PIBID NA ESCOLA FRANKLIN LUIZ AZAMBUJA 



https://drive.google.com/file/d/1byNLUDmRL2Kq595LCcVCXxJYa6GytgTv/view?usp=sharing



segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Execução de Atividades de Monitoria, Apoio e Projetos de Ação Pedagógica (PAP’s) nas Escolas Parceiras


Execução de Atividades de Monitoria, Apoio e Projetos de Ação Pedagógica (PAP’s) nas Escolas Parceiras - ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA MUNICIPAL AURORA PEDROSO DE CAMARGO

https://drive.google.com/file/d/1SiNgp1AFltbEvgFa8hUMrm786rkCth9y/view?usp=sharing 

Execução de Atividades de Monitoria, Apoio e Projetos de Ação Pedagógica (PAP’s) nas Escolas Parceiras


Execução de Atividades de Monitoria, Apoio e Projetos de Ação Pedagógica (PAP’s) nas Escolas Parceiras

Projetos realizados pela Escola Municipal Pref Alvaro Brandão

https://drive.google.com/file/d/1k_2uJRTLhsPRKl6xKExTiB5TLTvKKayP/view?usp=sharing


EXPOSIÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS, PROJETOS DE AÇÕES PEDAGÓGICAS E IMAGENS DO PIBID PEDAGOGIA – 28 e 29 de Novembro de 2017


ATIVIDADE DE CULMINANCIA NA UNIVERSIDADE



EXPOSIÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS, PROJETOS DE AÇÕES PEDAGÓGICAS E IMAGENS DO PIBID PEDAGOGIA – 28 e 29 de Novembro de 2017



Introdução e Justificativa:

 
O Subprojeto da Área da Pedagogia no PIBID oportuniza desde 2008 a iniciação à docência por meio da inserção de Acadêmicos do Curso em Instituições Educacionais Públicas que oferecem a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental com vistas a qualificar a formação inicial, incentivar a docência e promover a relação da Universidade com as Escolas Públicas de Educação Básica. Assim, tem como lócus de realização, além dos espaços da UFGD, quatro escolas públicas que oferecem tanto a Pré-Escola quanto os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, portanto prioriza as duas primeiras etapas da Educação Básica, em Dourados-MS.
O Pibid é um Programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira (UFGD, 2015).
 
A atuação dos pibidianos em sala de aula, seja em qualquer atividade didático-pedagógica, tem proporcionado a aproximação da realidade escolar, maior interação dos bolsistas com os alunos da escola de Educação Básica, o que proporciona aquisição de saberes necessários à prática docente e a melhoria do desempenho acadêmico dos IDs.
Os professores supervisores apontam aspectos positivos quanto à atuação e contribuição dos pibidianos para as ações do dia a dia das instituições escolares.


Os bolsistas ID’s, sobretudo, os das séries iniciais do curso de Pedagogia tem destacado a importância e/ou relevância de poderem estar nas salas de aulas acompanhando e contribuindo com o dia a dia do funcionamento das escolas e do CEIM;
A articulação entre as ações do PIBID e os projetos desenvolvidos na escola, proporcionam maior aproximação e resultados significativos na articulação Universidade-Escola.
As reuniões de planejamento e formação oportunizaram a formação diferenciada articulando as aprendizagens em três níveis de compreensão sobre ser professor: licenciandos, professores da escola e formadores da universidade.
A presença do PIBID nas escolas tem sido reconhecida como benéfica e benvinda por parte dos gestores das escolas locais, os quais tem relacionado o crescimento da Média do último IDEB à presença dos pibidianos em suas escolas.
Trata-se de uma atividade de culminância na qual pretendemos apresentar para a comunidade faediana uma parcela das atividades que foram e/ou estão sendo desenvolvidas pelos pibidianos(as) nas escolas parceiras nos últimos dois anos (2016 e 2017);
Assim, apresentaremos os resultados das atividades de monitoria (de caráter didático-científica) onde os acadêmicos auxiliaram os professores das Escolas Parceiras nas atividades pedagógicas com as crianças:
- leitura, contação de histórias, elaboração de material didático, aividades de letramento – matemático e de alfabetização, realização de atividades utilizando diferentes recursos, como jogos pedagógicos, por exemplo.
- confecção de materiais pedagógicos para serem utilizados na Monitoria e atendimentos individualizados no decorrer do semestre.
- realização de projetos de ação pedagógica (PAP) de acordo com o subprojeto do PIBID Pedagogia.
- apresentações dos relatórios de atividades mensais pelos bolsistas ID (impressos preenchidos e assinados); e apresentados relatórios orais das atividades desenvolvidas pelos pibidianos no decorrer do mês ou bimestre nas reuniões mensais.
- elaboração pelos acadêmicos, supervisores e coordenadores de área resumos simples e textos completos para apresentação em formato de Pôsteres e comunicação oral no III Congresso de Educação da Grande Dourados; no ENEPEX 2017;  Congresso de Avaliação do PIBID UEMS/UFGD;
- monitoria e/ou organização de eventos técnicos, artisticos, culturais e cientificos locais como ouvintes e colaboradores: VII Projeto de Ensino de Graduação/FAED/UFGD; curso de Extensão em Atendimento Educacional Especializado/FAED/UFGD; Seminário Temático: Olhares sobre a educação especial na perspectiva inclusiva da educação infantil ao ensino superior/FAED/UFGD; X Colóquio sobre avaliação e qualidade de ensino/FAED/UFGD; III encontro Nacional sobre conselhos Municipais de Educação; II seminário formação docente intersecção entre universidade e escola- necessidades formativas nas/das licenciaturas e I encontro dos grupos de pesquisas do GT 8 da ANPED- Centro Oeste/UEMS Dourados; entre outro
- Elaboração de Artigos e monografias  resultado de Trabalho de  Graduação (Curso de Pedagogia) por bolsistas ID, cujos resultados são oriundos de atividades realizadas na monitoria, observação e participação no Subprojeto do PIBID/Pedagogia. E elaboração de capítulos de livro para publicação.

Objetivos

- A atividade visa apresentar por meio da exposição de imagens (slides, fotografias, desenhos, banners), de brinquedos e materiais pedagógicos um pouco das atividades desenvolvidas por Bolsistas de Iniciação a Docência (ID’s) do Subprojeto de Pedagogia da Faculdade de Educação (FAED/UFGD);
- Compartilhar com os membros do colegiado e com os  pares (docentes e discentes) as  práticas do PIBID na perspectiva de buscar a excelência na formação de professores;


Período:   
28/11/2017 – Escolas das 17:00 as 19:30
- E.M. Weimar Gonçalves Torres
- E.M. Álvaro Brandão
29/11/2017 – Escolas das 17:00 as 19:30
E.M. Aurora Pedroso de Camargo
E.M. Flanklin Luiz Azambuja

Local:
Saguão da Faculdade de Educação – FAED/UFGD 

Procedimentos: 
- Exposição de imagens
- Exposição de Objetos
- Exposição de desenhos e atividades desenvolvidas
- Exposição de fotografias
- Apresentação e comentários dos bolsistas 

 
Recursos: 
 Recursos humanos: Coordenadoras de área (CA); Supervisoras e bolsistas de iniciação (IDs);
- Recursos Materiais e móveis:
- Notebook, Datashow, pendrives,
- Suporte para banners;
- Brinquedos e jogos pedagógicos;
- Banners;
- cartolina, sulfite...
- Tapete, almofadas;
- EVA, TNT
- Mesas e carteiras

Considerações: 
  - Verificamos uma significativa contribuição do PIBID na formação dos alunos, participantes do projeto, quanto à postura, compreensão e reflexão sobre o ser professor e pesquisador na área do ensino. E temos observado melhor qualidade nos trabalhos produzidos em sala de aula, bem como na comunicação oral dos pibidianos, tanto é que alguns pibidianos tem sido inseridos nos grupos de estudos e pesquisas e em projetos de pesquisas docentes. Os pibidianos têm se destacado e  demonstrado excelente desempenho nas disciplinas de estágio obrigatório.

Referências:
ARANDA, M. A. M. O PIBID na UFGD: ação, reflexão, ação In: ANPAE - XXV Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação e II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação. São Paulo: Biblioteca ANPAE - Série Cadernos nº. 11.. São Paulo, 2011b. p.1 – 14.

ARANDA, M. A. M. Iniciação à docência em turmas de alfabetização por meio da monitoria: ação, reflexão, ação. Subprojeto da Licenciatura Pedagogia da FAED/UFGD no PIBID. Edital Nº. 001/CAPES, 2011.

ARANDA, M. A. M. e NOGUEIRA, R.M.S. O Pibid na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Dourados – MS: Alfabetização e letramento. Subprojeto do Pibid Pedagogia. Dourados: PIBID/UFGD, 2013.

BRASIL. Decreto nº. 7.219, de 27 de junho de 2010. Dispõe sobre o programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília – DF: 27 Jun. 2010.

BRASIL. CAPES/MEC. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Edital Nº 061/2013. Disponível em: <<http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capesPibid/editais-e-selecoes>>

BRASIL. FUNDAÇÃO CAPES. Ministério da Educação. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Disponível em:
: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid. Acesso em 13 nov. 2017. 20:43.

CAMPOS, M. A. O letramento na educação infantil: a experiência do PIBID na escola Municipal Arthur Campos Mello (2012-2013) no município de Dourados-MS. Dourados: UFGD, 2014.

CARNEIRO, L. A. O PIBID no CEIM Professor Mário Kumagai (2012-2013): o aprendizado da leitura e da escrita na criança pequena. Dourados: UFGD, 2014.

DEFINIÇÃO de supervisor. Disponível em: << http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/professores-de-escolas-publicas. Acesso em 08/11/2017


GOMES, Elber. Práticas Pedagógicas Desenvolvidas por Bolsistas do Pibid no CEIM Professor Mário Kumagai (2014 – 2015). (Trabalho de Graduação). Dourados: Faculdade de Educação, 2017.

GONÇALVES, Maria Aparecida. Contribuições do PIBID para a formação do Pedagogo. Monografia, 90f. Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFGD. Dourados, MS, Agosto de 2013

PIBID/UFGD. Edital de Abertura PIBID Nº 77 de 18 de Abril de 2017. Processo Seletivo de Professor da Educação Básica para Supervisor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFGD (PIBID/UFGD). Disponível em:  https://www.ufgd.edu.br/programa/pibid/editais. 10/11/2017

Escolas envolvidas
Escola Municipal Prefeito Álvaro Brandão
Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo
Escola Municipal Flanklin Luiz Azambuja
Escola Municipal Weimar Gonçalves Torres
Escola Municipal Arthur Campos Mello - EMACM
Escola Municipal Clarice Bastos Rosa – EMCBR
Escola Municipal Sócrates Câmara - EMSC
Centro de Educação Infantil Mário Kumagai – CEIMMK

 Coordenadora de área
Profa. Dra. Maria de Lourdes dos Santos
Profa. Dra. Marta Castro Coelho Troquez
Profa. Dra. Rosemeire Messa de Souza Nogueira 

 Gestora de área
Profa. Dra. Maria Alice de Miranda Aranda 



Bolsistas participantes 2016-2017

Nome
Função no projeto
Ezedir da Costa
Supervisora na Escola Municipal Prefeito Álvaro Brandão (EMAB)
Jaqueline Maria Schwember Neves
Supervisora na Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo (EMAPC)
Hozana Aparecida Dourado Miranda Caetano
Supervisora na Escola Municipal Weimar Gonçalves Torres (EMWGT)
Lucimar Araújo Carneiro
Supervisora na Escola Municipal Flanklin Luiz Azambuja (EMFLA)
Maria José da Silva Cardoso Ramos
Professora Titular 1º ano A - EMAB – Sala de Monitoria
Salete Marcon
Professora Titular 3º ano A e 3º ano E - EMAB – Sala de Monitoria
Ezedir da Costa
Professora Titular 3º ano A e 2º ano B - EMAB – Sala de Monitoria
Renata da Silva Souza
Professora Titular 3º ano B - EMAB – Sala de Monitoria
Iranete Vieira dos Santos Magalhães
Professora Titular 2º ano A - EMAPC – Sala de Monitoria
Jaqueline Maria Schwenber Neves
Professora Titular 1º ano A - EMAPC – Sala de Monitoria
Rozemeri Aparecida Rech
Professora Titular 3º ano A - EMAPC – Sala de Monitoria
Adriana Fernandes Heleno
Professora Titular 1º ano C - EMAPC – Sala de Monitoria
Eliane Avelino dos Santos
Professora Titular 2º ano C - EMAPC – Sala de Monitoria
Josilene Roberta Souza Bispo
Professora Titular 3º ano D - EMAPC – Sala de Monitoria
Hozana Aparecida Miranda Dourado Caetano
Professora Titular - EMWGT – Sala de Monitoria
Mônica Maria Prea Fontes Bonelli
Professora Titular 3ºano C- EMWGT – Sala de Monitoria
Isabel Suellen Bueno Lopes
Professora Titular 1º ano A - EMWGT – Sala de Monitoria
Eliane da Silva Mariano
Professora Titular 1º ano B - EMWGT – Sala de Monitoria
Natália Martins
Professora Titular 2º ano B - EMWGT – Sala de Monitoria
Daiane de Arruda Costa
Professora Titular 3°ano D - EMWGT – Sala de Monitoria
Janaina Romero Alves da Silva Chncarek
Professora Titular 1º ano A - EMFLA – Sala de Monitoria
Izildinha Rodrigues
Professora Titular 1º ano B - EMFLA – Sala de Monitoria
Selma
Professora Titular 3º ano A e 3º ano C - EMFLA – Sala de Monitoria
Maria José Alves da Trindade
Professora Titular 3º ano B e 3º ano E- EMFLA – Sala de Monitoria
Maria Tereza ......
Professora Titular 2º ano C - EMFLA – Sala de Monitoria
Ivo Campos
Professor Titular 3º ano D - EMFLA – Sala de Monitoria
Deborah Salette Fernandes Cruz
Supervisora PIBID na Escola Municipal Arthur Campos Mello - EMACM**
Rosângela Andrade Cabral
Supervisora PIBID na Escola Municipal Clarice Bastos
 Rosa - EMCBR**
Vânia Lucia Pereira de Almeida
Supervisora PIBID na Escola Municipal Sócrates Câmara - EMSC**
Hozana Aparecida Miranda Dourado Caetano
Supervisora PIBID no Centro de Educação Infantil Mário Kumagai – CEIM/MK**
Deborah Salette Fernandes Cruz
Professora Titular 2º ano A e 2º Ano D - EMACM – Sala de Monitoria**
Rogeane Moreira de Araujo
Professora Titular 2º ano B e 2º ano C - EMACM – Sala de Monitoria**
Valéria Ribeiro Lopes de Assis
Professora Titular 1º Ano C - EMACM – Sala de Monitoria**
Sueli Rodrigues
Professora Titular 3º Ano D - EMACM – Sala de Monitoria**
Geni de Santana
Professora Titular 3º ano D - EMCBR – Sala de Monitoria**
Rosângela Andrade Cabral
Professora Titular Pré E - EMCBR – Sala de Monitoria**
Sueli Carvalho de Moura
Professora Titular 3º ano C - EMCBR – Sala de Monitoria**
Vera Lucia dos Santos
Professora Titular 1º ano B - EMCBR – Sala de Monitoria**
Karina da Silva Costa
Professora Titular 3º ano E - EMCBR – Sala de Monitoria**
Dilma de Paula Almeida Lima
Professora Titular 2º ano C - EMCBR – Sala de Monitoria**
Kelly Paulo César
Professora Titular do 2ºano B - EMSC – Sala de Monitoria**
Vânia Lúcia Pereira de Almeida
Professora Titular do 1ºano A e 1ºano D - EMSC – Sala de Monitoria**
Magda Cristina Mendes Banhara
Professora Titular do 3ºano E - EMSC – Sala de Monitoria**
Hozana Aparecida Miranda Caetano
Professora Titular do PRÉ I - CEIM/MK _ Sala de Monitoria**
Cristiane Galvão
Professora Titular do Maternal II - CEIM/MK - Sala de Monitoria**
Michelle Pott
Professora Titular do PRÉ I - CEIM/MK - Sala de Monitoria**
EdmárciaManari
Professora Titular do Berçário I - CEIM/MK - Sala de Monitoria**
Naiara Dantas
Professora Titular do Berçário I - CEIM/MK - Sala de Monitoria**
Gislaine Venciguera
Coordenadora Pedagógica do CEIM/MK**
Diana AlgayerWormann
Acadêmica Bolsista PIBID/Pedagogia - EMACM - Egressa* 2017
Renata BezenZanon
Acadêmica Bolsista PIBID/Pedagogia - EMACM - Egressa* 2017
Geisa Ellen Garbilha Castelo
Acadêmica Bolsista PIBID/Pedagogia - EMACM - Egressa* 2017
Simone Pereira de Lima
Acadêmica Bolsista PIBID/Pedagogia - EMACM - Egressa* 2017
Viviane Cristina Souza
Acadêmica Bolsista PIBID/Pedagogia - EMACM - Egressa* 2017
Alessandra Domingos de Souza
Acadêmica Bolsista PIBID/Pedagogia- EMSC – Egressa* 2017
Pamela Luana Mariano Rodrigues
Acadêmica Bolsista PIBID/Pedagogia- EMSC – Egressa* 2017
Ítalo Camargo
Acadêmico Bolsista PIBID/Pedagogia- EMSC – Egresso* 2017
Elber Pereira Gomes
Acadêmico Bolsista PIBID/Pedagogia - CEIM/MK- Egresso* 2017
Silvana Moreira da Silva
Acadêmica Bolsista PIBID/Pedagogia - CEIM/MK- Egressa* 2017
Ana Luiza Castagnari da Silva
Acadêmica Bolsista PIBID/Pedagogia – EMAB - Ativa
Bianka Aparecida Cardoso
Acadêmica Bolsista PIBID/Pedagogia – EMAB - Ativa
Camila Ferreira Felix
Acadêmica Bolsista PIBID/Pedagogia – EMAB - Ativa
Josimary Batista Mariano
Acadêmica Bolsista PIBID/Pedagogia – EMAB - Ativa
Kássia Regina Mariano
Acadêmica Bolsista PIBID/Pedagogia – EMAB - Ativa
Lorraine Martins Gerotto
Acadêmica Bolsista PIBID/Pedagogia – EMAB - Ativa
Lucia Silva Silveira
Acadêmica Bolsista PIBID/Pedagogia – EMAPC - Ativa
Karen Rocha Minhos
Acadêmica Bolsista PIBID/Pedagogia - EMAPC - Ativa
Raissa Araújo Gomes
Acadêmica Bolsista PIBID/Pedagogia - EMAPC - Ativa
Simone Fernandes
Acadêmica Bolsista PIBID/Pedagogia - EMAPC - Ativa
Tiago de Souza Leão
Acadêmico Bolsista PIBID/Pedagogia- EMAPC – Ativo
Vera Lucia de Lima
Acadêmica Bolsista PIBID/Pedagogia - EMAPC - Ativa
Juliana da Silva Lourenção
Acadêmica Bolsista PIBID/Pedagogia - EMFLA - Ativa
Camila Fernanda Pereira da Luz
Acadêmica Bolsista PIBID/Pedagogia - EMFLA - Ativa
Alexandre da Luz
Acadêmico Bolsista PIBID/Pedagogia - EMFLA - Ativa
Fernanda Severino Chaves
Acadêmica Bolsista PIBID/Pedagogia - EMFLA - Ativa
Vanessa Aparecida Caetano
Acadêmica Bolsista PIBID/Pedagogia - EMFLA - Ativa
Gabrielli de Matos Esposto
Acadêmica Bolsista PIBID/Pedagogia - EMFLA - Ativa
Luana Gabriele Fernandes Borges
Acadêmica Bolsista PIBID/Pedagogia - EMFLA - Ativa
Giovanna Maciel
Acadêmica Bolsista PIBID/Pedagogia - EMWGT - Ativa
Irene de Lima Santos
Acadêmica Bolsista PIBID/Pedagogia - EMWGT - Ativa
Janaina Dorneles Torres
Acadêmica Bolsista PIBID/Pedagogia - EMWGT - Ativa
Jonata Cristina dos Santos
Acadêmica Bolsista PIBID/Pedagogia - EMWGT - Ativa
Janaina da Silva Lourenção
Acadêmica Bolsista PIBID/Pedagogia - EMWGT - Ativa
Vírgilia Margarida Rebouças
Acadêmica Bolsista PIBID/Pedagogia - EMWGT - Ativa
*Bolsistas que colaram grau no mês de junho de 2016 ou optaram por outra modalidade de Bolsa e/ou por entrada no mercado de trabalho.
**Professoras que participaram do Subprojeto até o processo da troca de escolas - entre Maio e julho de 2017.